Oi tem crescimento de 45% em sua base de telefonia móvel

Oi
A empresa de telecomunicações Oi já conta com 3 milhões de clientes em São Paulo, onde teve suas operações iniciadas em Outubro de 2008. No mercado de telefonia móvel, isso representa cerca de 7% do total, ainda ficando atrás de Vivo, Claro e TIM. Na comparação entre março de 2009 e o mesmo mês do ano passado, a base de clientes de telefonia móvel da Oi aumentou 45%.
Os números tem como explicação a compra da Brasil Telecom e também devido ao fato da Oi ser a empresa de telecomunicações que mais investe em publicidade no Brasil.
Nos primeiros três meses do ano, a Oi obteve receita bruta de R$ 11,2 bilhões, aumentando 7,8% em relação ao mesmo período de 2008. A receita líquida cresceu 3,5%, para aproximadamente R$ 7,5 bilhões. No primeiro trimestre do ano,  no entanto, o lucro líquido da Oi foi de aproximadamente R$ 11 milhões, contra R$ 564 milhões dos primeiros três meses do ano passado. A Oi justifica esse enorme recuo pelos custos da entrada da operadora no mercado paulista.
O endividamento da empresa no entanto, é espantoso, chegando a uma dívida líquida de aproximadamente R$ 19,2 bilhões, em Março de 2009. Parte da dívida se explica pela consolidação das dívidas da Brasil Telecom Participações e de sua ex-controladora Invitel e pela utilização do caixa da companhia para os pagamentos relacionados à aquisição da BrT (R$ 5,4 bilhões).