Samsung abandona o Symbian

Se hoje o Symbian ainda é a plataforma mais vendida no mundo, com mais de 300 mil aparelhos comercializados por dia, esse número pode sofrer quedas em um futuro breve.
 
Depois da Sony Ericsson anunciar que está dando adeus ao sistema operacional, a Samsung deverá ser a próxima fabricante a abandonar os planos de novos dispositivos baseados na plataforma da Symbian Foundation. Segundo o Electricpig, a gigante sul coreana deve se concentrar mudar seu foco para celulares equipados com o Android, da Google e o Bada, sistema proprietário da Samsung, além de novos aparelhos com Windows Phone 7 em um futuro breve.
 
A decisão, segundo o  site, foi revelada por e-mail para os desenvolvedores Symbian. A Samsung deve fechar seu fórum Symbian e eliminar todo o conteúdo Symbian até o final de 2010 - o que parece uma medida bem radical.
 
Com isso, a Nokia passa a ser praticamente a única fabricante de celulares a apostar no sistema. A gigante finlandesa afirma que não há planos de migrar para outra plataforma como o Android ou o Windows Phone 7 e deve continuar investimento nos novos aparelhos com Symbian^3.