RIM revela o tablet BlackBerry PlayBook

A RIM finalmente revelou seu aguardado Tablet PC durante a Devcon, evento voltado aos desenvolvedores de soluções da fabricante dos BlackBerry. 
 

 
 
Ao contrário do que se esperava, o Tablet não se chamará BlackPad, mas sim Playbook, que deverá ser lançado no mercado norte-americano apenas no começo de 2011.
O BlackBerry Playbook é um tablet com tela de 7 polegadas e resolução de 1024 x 600 pixels. Sua espessura é de 9,7 mm e pesa 400 g. O processador é um potente Cortex A9 dual-core de 1 GHz e a memória RAM é de 1 GB, o que deve oferecer um excelente desempenho ao aparelho, caso o software colabore.
Por falar em software, o BlackBerry Playbook vai rodar uma plataforma desenvolvida pela RIM denominada BlackBerry Tablet OS, com suporte para multiprocessamento. A origem da plataforma está na QNX, empresa recentemente comprada pela RIM, que desenvolve sistemas para automóveis.
O navegador do Playbook terá suporte a HTML 5. Além disso, o novo tablet rodará o Flash da Adobe. O foco da RIM está, como de costume, no uso profissional do aparelho. Por isso, o BlackBerry Playbook terá edição de apresentações e uma saída HDMI, para ser utilizada com monitores LCD ou projetores de alta definição.

Ele também terá duas câmeras HD: uma na frente, de 3 MP e outra atrás, de 5 MP, com suporte a gravação de vídeos em 1080p. Quanto à conectividade, terá Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e Bluetooth. O modelo de lançamento não terá suporte a 3G, mas a RIM já avisou que deverá lançar novos modelos com suporte à rede 3G e 4G no futuro.