O Palm Pre na mira do iPhone, mas quanto custa produzí-lo?

Um dos produtos mais inovadores de 2009 é o Palm Pre. Este smartphone, que tivemos o prazer de tocá-lo em Barcelona, tem a previsão de entrar no mercado este ano.

Os peritos de iSupply, literalmente desmantelaram o Pre, a fim de conhecerem nos detalhes os  componentes utilizados pela Palm e ao mesmo tempo para descobrirem quanto custou produzí-lo.

O custo final para a fabricação de Palm Pre é de cerca 170.02 dólares, nos quais: 137,83 dólares destinados ao hardware, bateria incluída, 22,61 dólares para o software e as licenças e finalmente 9,58 dólares para a produção e testes. O componente mais caro é o display, com um custo de 39,51 dólares. O visor touchscreen de 3.1 polegadas e com resolução HVGA (320x480 pixel), representa quase um quarto do custo da produção.
O Pre, é o primeiro smartphone da Palm que possui uma nova plataforma mobile webOS projetada para ser utilizada nos dispositivos móveis e promovendo uma constante conexão com a web. Apesar desse dispositivo ter o teclado QWERTY slide, são muitos os que o consideram como o concorrente direto do iPhone.

"A semelhança das características presentes no Pre e no iPhone revelam claramente em que ponto o Pre está mirando", disse Tina Teng de iSupply. "o uso de um visor multi-touch – elemento chave no iPhone - e o sistema operacional WebOS, despertam  muito interesse a um grande número de consumidores, além dos costumeiros e tradicionais clientes business da Palm" explicou Teng.